Para que uma empresa entre no mercado é necessário um trabalho extenso de análise de concorrentes, estudo de público-alvo, planos, pesquisas e a chave primordial para se manter vivo: entender o propósito de estar ali.
Você saberia dizer o motivo do seu negócio existir? Qual a razão para que os clientes confiem na sua marca? O que você está fazendo para isso?
Hoje em dia, as pessoas estão mais críticas, mais conscientes de seus espaços e de suas lutas diárias por respeito, inclusão e equidade. Com isso, as empresas que não conseguem se moldar no mercado trazendo algo relevante, já não duram muito tempo de pé.
Falar de propósito é falar de objetivo, o que a empresa deseja atingir estando aberta, quais são as dores que deseja curar e quais os problemas pretende resolver. Tendo isso em mente, fica muito mais fácil entender o que o público espera das empresas e marcas atualmente no mercado.
Pensando nisso, vamos citar algumas empresas e marcas que entenderam esse novo mundo, e que demonstram diariamente o motivo de serem tão aceitas no mercado.
1. Dove
Se existe um tema em alta por longa data é o empoderamento feminino, falando sobre deixar inseguranças de lado e confrontar o preconceito.
Ao acompanhar as campanhas da marca, fica evidente que o propósito é um só: aumentar a confiança do público feminino.
Com objetivo de melhorar a autoestima, suas propagandas trazem essas mulheres para o centro, com ações de se olhar no espelho, passar produtos e se sentirem reais. Isso faz com que a marca seja muito bem acolhida pelos consumidores, e criou uma relação de muita proximidade com seus clientes. Nesse caso, concentrar as ações em ter um propósito real trouxe reconhecimento para a empresa.
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2. Coca-Cola
A Coca-Cola é um dos maiores exemplos quando o assunto é trazer propósito para o mercado, além de ser referência no meio publicitário. De forma direta, fica claro que o propósito da marca é gerar momentos de felicidade e confraternização para o consumidor.
Como não lembrar de campanhas onde tem uma Coca-Cola na mesa, cercada de amigos e muita festa? A marca faz uma conexão emocional com seu público, se preocupa em estar no núcleo familiar em datas comemorativas ou no simples almoço de domingo.
Mais do que liderar o mercado, a Coca-Cola conseguiu se incluir nas casas das pessoas, onde, em muitas delas, ninguém almoça antes de chegarem com o refrigerante.
3. Google
Não dá para falar de empresas com propósito sem falar da gigante mundial Google, referência para qualquer case de sucesso. Afinal, estamos diante do maior motor de buscas online do planeta.
Sabendo o que o Google faz, é simples entender seu propósito: levar informação para o mundo inteiro, democratizando o acesso ao conhecimento. Nesse caso, é um dos trabalhos mais difíceis em um mundo tão desigual, e o Google faz com maestria.
O impacto é muito alto, sendo hoje responsável pela busca de conhecimento de milhares de pessoas. Muitas vezes, crianças não conseguem dinheiro para comprar livros e materiais caros, e podem acessar milhares de conteúdos de forma gratuita usando a rede.
É um propósito interessante e muito bem-visto na sociedade, fazendo com que nenhuma outra empresa consiga chegar perto do que o Google conseguiu. Por isso, segue sendo o número um em motores de busca no mundo.
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4. Havaianas
Outra empresa que é impossível não perceber de cara seu propósito é a Havaianas, graças a um trabalho excepcional em mídias. Ao pensar na marca, automaticamente você já pensa em praia, amigos, festa e momentos felizes.
É muito comum que as campanhas sejam feitas com propagandas despojadas, que prendam a atenção do público e no final tire boas risadas de quem assiste. Dessa forma, fica quase impossível não ter tido uma Havaianas na vida.
Outro exemplo do propósito da empresa está nos seus modelos, que são os mais variados possíveis com cores, tamanhos, designs, entre outros. Ou seja, a empresa deixa claro que está ali para atender a todos, sem exceções.
Com isso, se consolida como a principal empresa do país no segmento, e presente no dia a dia da grande maioria dos brasileiros.
5. Apple
Hora de falar da maior empresa de tecnologia do mundo atualmente: a Apple.
Em geral, podemos definir todo o propósito da empresa com duas palavras: inovação e design.
É quase tão simples quanto o marketing que a empresa oferece aos clientes, já que, em linhas reais, nem sequer precisa estar presente constantemente com campanhas. Esse patamar alcançado de estar presente sem se fazer presente é extraordinário.
A empresa, referência em tecnologia, aparece poucas vezes para mostrar suas inovações, seu novo design diferente de tudo que existe no mercado.
A Apple dita as novas tecnologias atualmente, fazendo com que, pouco tempo depois de seus lançamentos, produtos similares comecem a aparecer. Assim, cumpre seu papel de trazer para os clientes o que tem de melhor no quesito inovação e tecnologia.
6. Disney
A Disney é presente no dia a dia das pessoas até mesmo antes que elas soubessem falar, com desenhos e seriados únicos e característicos. Para a empresa, sua grande razão de ser é levar magia para a casa das pessoas que os assistem.
Suas produções, filmes e séries costumam trazer muitas reflexões para o público. Além disso, virou rotina se emocionar com seus personagens inesquecíveis.
Atualmente, a marca cresceu tanto que possui até sua própria plataforma de streaming, ganho importante em um mercado competitivo. Para isso, muito se apostou em proximidade com o público, inclusive saindo das telas.
Pensando no todo, a Disney cumpre bem seu papel de trazer encantamento para cada um, sendo muitas vezes a referência de conteúdo principalmente entre os mais jovens.
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7. The Body Shop
Uma das marcas que ganhou o mundo recentemente foi a The Body Shop, e muito disso se deve ao seu propósito bem definido e amplamente divulgado. Aqui, estamos falando de produtos naturais, sem produtos químicos.
Esse é um tema muito relevante hoje em dia, pauta das principais conferências mundiais e tema de grandes debates ao redor do planeta. Afinal, as pessoas se tornaram mais conscientes sobre o uso de animais para criação de produtos.
Essa consciência veio acompanhada de uma indignação que já causou prejuízo e fechamento de muitas empresas. Assim, a The Body Shop se consagrou no mercado desde 2016, quando lançou um movimento chamado “enriquecer, não explorar”.
O movimento foi divulgado como um acordo com o mundo, de que em 5 anos a marca iria se dedicar a trazer 14 metas que tornariam o mundo melhor. Além disso, metas que ajudariam a salvar o planeta.
As ações foram efetivas, e colocaram a marca nos holofotes até hoje, sendo referência para muitos consumidores e pessoas que entendem sua importância. Hoje em dia, é tida como uma das marcas mais responsáveis ambientalmente.
Por fim, precisamos falar que o propósito de uma empresa não está pautado simplesmente em como ganhar dinheiro. Na verdade, se trata de como se tornar importante na vida de cada pessoa que opta por seus produtos.
Por isso, hoje em dia, é muito difícil ver uma empresa se mantendo viva no mercado quando seu foco é, nitidamente, apenas lucro a qualquer custo. Dessa forma, foque sempre em empresas que se preocupam com o lugar que ocupam e que sabem da responsabilidade de serem reconhecidas mundialmente.