Movimentos de Mercado – Arte versus Produtos

Você já se perguntou o motivo de marcas grandes apostarem tanto na criação de produtos com embalagens diferentes? Ou, além disso, criar itens que no fim vão compor uma nova coleção para os seus clientes?

Esse movimento vem ganhando força nos últimos anos, e cada vez mais se mostra uma estratégia de vendas consolidada, de proximidade e fidelização de clientes.

Trouxemos uma campanha da Coca-Cola como exemplo, onde as garrafas e latas eram vendidas com nomes diversos estampados em cada recipiente. Naquele momento, não existia um só cliente que não buscasse a todo custo ter uma com seu nome, e a campanha virou um dos grandes sucessos da marca, lembrada até hoje.

Neste artigo, vamos tratar sobre essa mudança de paradigma na cabeça dos consumidores, que vem refletindo diretamente na forma de trabalhar das empresas.

Como a arte tem mudado as campanhas das empresas?

Até pouco tempo atrás, você sabia exatamente o que iria encontrar no mercado quando buscava por algumas marcas específicas. A identidade visual era algo muito forte, a ponto de ser mecânico e o visual o mesmo por meses, anos e alguns até décadas.

É claro que a identidade visual da marca não deixou de existir, mas, agora, existe uma preocupação direta com o que se entrega visualmente ao cliente. É muito mais fácil fazer alguém comprar uma garrafa com uma arte exclusiva do que comprar uma garrafa com a mesma arte para todos. No geral, é uma sensação de pertencimento.

Quando você estabelece diferentes artes para suas embalagens, e elas são vendidas de maneira exclusiva, está dizendo para o cliente que de alguma forma ele é importante, é diferente para sua empresa.

Diet Coke apresenta:
Milhões de garrafas únicas: https://vimeo.com/109386803

 

As pessoas estão buscando muito mais significado em tudo aquilo que consomem, seja visual ou físico. Por isso, não se assuste se começar a ver diversas campanhas trazendo itens artísticos não só para ficar bonito no comercial, mas para aproximar seu público cada vez mais.

 

Mas, por que a arte?

Geralmente, associamos a arte a algo muito lúdico, fatos marcantes e importante na nossa história. Seja uma música, uma obra que você gosta ou um quadro de um pintor famoso, a arte tem um poder sentimental muito forte para qualquer pessoa. Se uma empresa passa a investir em mostrar arte ao mundo, trazer isso para o dia, dia, naturalmente vamos ter um número maior de pessoas se identificando com ela.

Sua empresa precisa entender que os clientes não querem mais ter em casa produtos iguais ao do vizinho. Estamos buscando exclusividade, inovação, ideias fora da caixa. Além disso, ideias que, de alguma forma, façam o cliente se sentir parte daquilo que está sendo construído.

Não à toa, cada vez mais estamos vendo grandes marcas com ações voltadas para a arte e a cultura. A Porto Seguro, por exemplo, que realiza uma ação para levar a arte dos Gêmeos para o Rock in Rio, como forma de trazer uma experiência exclusiva para os clientes.

 

 

Ou, ainda, a Cacau Show, que trouxe para uma avenida tradicional de São Paulo uma arte gigante em todo o muro da sua fábrica. Ou seja, imersão.

Quando você traz o cliente para dentro através da arte, a chance dele se fidelizar é absurdamente maior. Lembre-se que, agora, o mercado está lidando com um cliente cada vez mais exigente.

 

 

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